domingo, 13 de setembro de 2015

Antropologia - A evolução do Parkour

A Evolução do Parkour


     A melhor forma de se tentar entender o presente, é analisar a história de como chegamos aqui. Hoje o Parkour é bem mais do que esporte para muitos jovens.
    Teve início na França, por volta de 1980, David Belle inicia essa prática por ser, na época, um exercício relacionado às técnicas de combate. Criado o “Le Parkour”, que significa “O Percurso”. Uma modalidade que consiste em se deslocar de um ponto a outro, com velocidade, apenas usando os movimentos e força do próprio corpo.
   Chamado de “traceur” no masculino, ou “traceuse” no feminino”, os praticantes do parkour são conhecidos desde muito tempo atrás pelos movimentos, saltos e escaladas. Sua origem vem da França como já citado, onde os soldados franceses utilizavam essa prática para resgates na Guerra do Vietnã. Uma prática que não tinha fama, e nem era um simples “hobby” por exemplo, mas sim  relacionado a sobrevivência.
   Podemos ver uma grande evolução, pois hoje o esporte é adotado por muitos jovens, adultos e profissionais, de onde vem seu reconhecimento.
   Em nosso país, o parkour gerou uma certa polêmica, pois os jovens que conheceram e começaram a praticar foram confundidos com vândalos, isso por utilizarem os meios urbanos para praticar.


“O corpo é uma primeira dobra que brinca de desdobrar e redobrar, o espaço público é uma segunda dobra que também brinca com esse duplo movimento de dilatação e contração mas o espaço público exige que um espaço urbano tenha uma forma, que um lugar tome forma para um corpo. Colocar em forma e colocar em cena são experiências simultâneas.“ (MONGIN, 2009, p. 245)

   No Brasil, destacou-se em 2004 por intermédio de vídeos de David Belle na internet. 
   A prática adotada para fins de adrenalina, aventura, saúde e bem-estar, entre competições está sendo expandida cada vez mais, com base no grande aumento de adeptos a prática. Porém, sem esquecer de onde tudo teve início.
   Os conceitos do Parkour foram e estão sendo passados como uma filosofia de vida.


“Djordjevic  relata que a mensagem do parkour é a união e aceitação de ambos os sexos de todas as raças, além do fato de que qualquer um pode ser um tracer.” (DJORDJEVIC, 2006).

Um comentário: